Algumas grávidas podem apresentar hipertensão durante a gestação, o que pode provocar alterações no fundo de olho, na retina. Quando isso acontece, os principais sintomas visuais costumam ser os escotomas (presença de manchas escuras em alguns pontos do campo visual), visão dupla e diminuição da visão. Além disso, há também a toxoplasmose: a doença mais grave que pode acometer a grávida e que pode ocasionar danos irrecuperáveis para a visão do bebê. O sintoma da doença na grávida pode ser uma alteração ocular com lesões ativas na retina. Mas, geralmente, é uma gripe ou uma febre. No entanto, há casos assintomáticos. A toxoplasmose pode ser transmitida de maneira congênita para o bebê, podendo gerar cicatrizes e perda da visão. Sendo assim, a toxoplasmose é uma das priNa verdade, o olho humano funciona como uma câmara escura. Embora pelo lado externo a pupila seja da cor preta, a região do fundo do olho, chamada de retina, é provida de diversos vasos sanguíneos, dando uma coloração avermelhada.
O que ocorre nas fotos é que a luz do flash incide sobre a pupila e alcança a retina. Ao alcançar essa parte do olho, a luz atinge os vasos sanguíneos e a cor vermelha é preferencialmente refletida. Outra questão: por que nem sempre isso acontece?
A ocorrência ou não dos olhos avermelhados nas fotos irá depender da claridade do ambiente. Quando o ambiente está grandemente iluminado, as pupilas se contraem naturalmente, dificultando a entrada da luz do flash.
As câmeras fotográficas atuais possuem recursos que diminuem o efeito dos “olhos vermelhos”, disparando luzes antes do flash com o objetivo de retrair as pupilas do fotografado. Outra solução é olhar para um objeto luminoso alguns instantes antes de tirar a foto, fazendo com que haja a contração da pupilaais causas de cegueira em crianças no Brasil.